Wednesday, August 24, 2011

Outra ideia...

Outro centro social ou moradia tropical simples

Por vezes há necessidade de um centro social ou de saúde com mais espaço do que já foi descrito aqui neste blogue sob o título de Uma ideia. Além disso, a tradição local pode estar mais associada a construções rectangulares, do que a construções circulares. É importante respeitar estas tendências locais e culturais.

Deste tipo de construção rectangular já há vários exemplos construidos em postos a bom uso, como o desta escola em Cabo Delgado, Moçambique:


É uma construção que está muito bem detalhada no site da organização Architecture for Humanity e combina bem métodos inovadores e tradicionais.

Mas vamos explorar um pouco esta outra ideia de construção modular simples e com características um pouco diferentes das até agora apresentadas.


Entre elas, um átrio interior, onde crianças podem brincar em segurança, e onde a família se pode reunir fora da vista de curiosos e intrusos. A cobertura central foi pensada para dar acesso às diversas divisões, mesmo debaixo de chuva, e aberto no centro para melhor circulação de ar, em particular, dando saída ao ar quente, de que temos bastante em África.

As coberturas são viradas para fora e umas vertendo sobre as outras, maximizando a colheita da água da chuva. Na planta simplificada abaixo podemos observar alguns destes pormenores.



Publiquei um modelo virtual desta ideia no site 3D Warehouse da Google. O 3D Warehouse é um repositório muito interessante e que permite avaliar os modelos lá publicados em 3 dimensões com o programa livre Sketchup fornecido pela Google.

A ideia está arquivada sob as palavras chaves nando, africa, e o projecto é a Moradia tropical simples.

Pronto. Aqui está para quem se interessar. Quem sabe? Esta ideia pode até mesmo nunca ser utilizada, mas se despertar outras, diferentes, melhores, ou mais apropriadas aos meios a que se possam destinar, folgo com isso.

A criatividade é uma simbiose que acontece quando mentes se juntam e partilham ideias sem negativismos, sem agendas escondidas, e sempre com um "... e se nós adicionarmos isto em vez daquilo?..." na ponta da língua. A criatividade é isso. Não há segredos nem fórmulas sobre a criatividade como alguns pretendem que seja...

Espero que este pequeno trabalho contribua para a melhoria das condições de vida de muita gente. Estou disponível e interessado em contribuir.

Namasté

p.s. Não há da minha parte qualquer interesse em promover companhias ou produtos mencionados neste ou em qualquer outro dos meus blogues. Apenas menciono o que uso, e como são de uso livre, não implicam dispêndios de dinheiro que pode ser usado nas construções.

No comments:

Post a Comment