Sunday, September 4, 2011

Variações nas ideias de habitações...

Quando se constroi um primeiro modelo acabamos sempre for encontrar detalhes de que não gostamos. Por vezes temos a sorte de encontrar amigos ou interessados que nos apontam possíveis problemas na execução do projecto na vida real. E isso é bom. Dá para repensar, e até dar asas a novas ideias ou apenas algumas variações interessantes.

Neste caso tive a contribuição de uma pessoa interessada e versada no tema que reparou nos problemas que se levantariam com a retenção das águas da chuva ao longo das interseções dos tectos individuais bem como no centro do conjunto antes da adição da cobertura final. Essa observação suscitou novas explorações do modelo.

Entre as alternativas para a geometria da cobertura... se calhar, pensei... podemos usar uma mistura de cobertura cónica tradicional com um telhado de duas águas para resolver o problema. E assim foram criadas coberturas individuais, que todas juntas, formassem um cone, evitando as interseções entre unidades.


Repetiu-se a ideia de modo a formar duas águas circulares. Uma vertendo para fora e a outra vertendo para dentro. Esta última ainda acarreta o problema de uma possível acumulação de água das chuvas no centro do conjunto antes de se lhe colocar uma cobertura final... mas já lá vamos...


Claro que quando se adiciona uma cobertura final este último problema fica resolvido.

As unidades podem ser circulares, como foi o caso deste modelo:


Ou podem ser truncadas para dar lugar a um espaço comum mais amplo no meio do conjunto:


Neste caso os espaços individuais não foram fechados. Mas podem ser fechados, o que aconteceria se as unidades fossem construidas a pouco e pouco, à medida das necessidades ou da disponibilidade de fundos, mão de obra e materiais.


As variações vão-se sucedendo e é assim que a arquitectura das habitações se desenvolve. Uma ideia puxa a outra. Se estas ideias gerarem outras, fico contente.

Para mais detalhes há uns modelos a 3 dimensões no Google 3D warehouse. É buscar com as palavras chave africa, hut, nando.



No comments:

Post a Comment