Monday, September 5, 2011

Melhorando casas com telhado de zinco

Estas moradias são tão quentes... não são?


Este tipo de construção com paredes de tijolo (ou bloco de cimento) e telhado de zinco (ou de alumínio) é muito comum nas nossas comunidades. Sabemos que são muito quentes porque o sol, incidindo sobre a chapa metálica aquece-a e esta por sua vez aquece o interior da habitação.

Uma maneira de melhorar estas condições é substituir o telhado por um telhado de capim ou colmo ou folha de coqueiro, muito mais isolante, tornando o interior muito mais fresco, mas em certos casos o risco de incêndio aumenta, o que não é aceitável.

Pode-se isolar o telhado por dentro mas isso necessita de mão de obra treinada, e de materiais que em geral são caros. Também se poderia isolar por fora, mas esse isolamento seria ainda mais caro porque teria de ser protegido contra a chuva e o sol para manter as suas propriedades isolantes durante muito tempo.

Outra maneira de tornar o interior mais fresco é proteger o telhado do sol. As sombras das árvores providenciam essa sombra, mas se não houver árvores, pode-se construir uma sombra usando tela agricola, como a que é usada em certos tipos de estufas ou construções de edifícios.

Como mostra a imagem, esta tela é suspensa acima do telhado um palmo, mais ou menos. Estas telas são fabricadas para cortar até acima de 90% dos raios solares. Temos assim o equivalente a uma boa sombra de árvore. Além da sombra, temos a distância entre o telhado de metal e a tela que serve para deixar circular mais o ar.

A tela pode ser fixa ao telhado, como na imagem, ou pode ser fixa a postes, ramos de árvores ou outros objectos altos (postes eléctricos, não!) que possam servir de apoio à tela, desde que esta fique sempre um palmo ou mais acima do telhado de metal.

Nas duas imagens acima temos outro detalhe que pode ajudar muito. São as aberturas por baixo do telhado. Estas podem ser usadas independentemente da tela. Servem para deixar circular o ar dentro da habitação, deixando escapar o ar quente que normalmente se forma dentro da habitação.

A tela e as aberturas podem ser usadas em conjunto ou independentemente. Ambas servem para tornar o interior da habitação menos quente.

Na última imagem há um outro detalhe nas janelas. São os painéis (o mais junto ao nível do chão quanto possível) que podem ser abertos para deixar entrar ar. O ar quente que sai pelas aberturas junto ao telhado é substutuido pelo ar mais fresco que entra pelos painéis das janelas. Note-se que este ar que vem de fora, pode também estar quente. Para que seja fresco é preciso aproveitarmos o ar fresco que se forma debaixo de uma árvore junto à habitação, ou a aragem fresca que venha do mar, do rio ou de outro sítio fresco, conforme o local onde estiver a habitação. Se estes painéis puderem ser abertos de noite, sem criar um problema de segurança, ainda melhor, pois aproveita-se o ar fresco da noite.

Todas estas ideias são de ar condicionado natural. Aquele que a natureza nos dá, sem cobrar nada. O preço poderá ser apenas uma osga o outra que possa entrar, mas isso até é bom porque comem mosquitos.

Em todo o caso, não esquecer as redes mosquiteiras como é boa prática. Esses bichinhos, anofeles e outros, não são para brincar.

Nota: O autor não conseguiu uma referência não-comercial para a tela agrícola.

No comments:

Post a Comment