Sunday, January 26, 2014

PRAXIS

Ontem recebi um email de uma amiga insistindo para que eu não deixasse de ver a apresentação do filme Praxis, uma reportagem, ontem, Sábado às 20.45 na RTP1.
 
Notei hoje que aparece também um excerto do mesmo no facebook
https://www.facebook.com/praxismovie 
bem como no youtube  
http://www.youtube.com/watch?v=_RQ4VN5ukt4  
 
A recomendação da minha amiga mereceu a minha atenção. Vi o filme por inteiro embora por várias vezes tivesse sentido uma forte urgência em desligar a televisão. Sinceramente que recomendo a todo o cidadão Português que veja o filme e faça uma profunda reflexão.
 
Uma profunda reflexão sobre a brutalidade, a violência gestual, a humilhação, a linguagem cruel e gratuitamente insultuosa, homofóbica, desumana que estes jovens chamados de veteranos decarregam sobre os caloiros, os estudantes acabados de se matricular nas universidades.

Fiquei horrorizado com o que vi. Fiquei também perplexo com a benção conivente com que o Padre Católico (penso eu) encomendou os caloiros prestes a serem submetidos a humilhações crueis. Senti que tinhamos regredido à Inquisição, aos autos da fé, onde os seres humanos despojados dos seus direitos e destinados ao cadafalso eram então abençoados por religiosos oriundos da mesma ordem que os tinha condenado.
 
Por fim fiquei indignado com a patética cerimónia final onde algumas caloiras agradeciam às veteranas suas algozes pela honra de terem sido humilhadas e maltratadas e lhes ofereciam em gratidão ramos de flores.
 
Quem era esta gente? Quem eram estes jovens? Perguntei-me. Os futuros líderes deste país? Os futuros algozes do povo? Que aqui começavam o seu estágio de desumanização e de humilhação dos que para eles e elas trabalhassem?
  
Perguntei-me se é assim que esta nossa sociedade aprende a receber os seus mais novos humilhando-os para que tenham o direito de pertencer à sociedade? E assim, de veterano para caloiro passam a prática de serem crueis, violentos, insultuosos até chegarem à vida chamada real?
 
Esta reportagem mostrou bem o que são as praxes académicas. São uma vergonha para quem as pratica, quem as apoia e lhes acha até graça. 

É obvio que as praxes têm de acabar tal como acabámos com a Inquisição.


No comments:

Post a Comment