Thursday, July 5, 2012

Oldupai Gorge

Chega-se a Oldupai por uma picada poeirenta de areia e pedra por onde circulam soltos os burros dos Maasai, a que os locais chamam Maasai 4x4. De repente há um pequeno edifício e a planície desaparece à nossa frente.
 
O vazio do espaço no Oldupai Gorge, ou Olduvai Gorge, a Garganta de Oldupai é, só por si, impressionante. Não há máquina fotográfica que chegue para tanta paisagem. O vale, a garganta, estende-se da esquerda para a direita... o silêncio só é cortado pelo chilrear da passarada miúda. Fica-se sem fôlego, e não é do calor.
 
  
  
 
Foi aqui que em 1974 encontraram a famosa ossada a que foi dado o nome de Lucy. É a este vale que chamam o Berço da Humanidade.
 
Do alpendre que serve de posto de observação podemos ver o que foi naquele tempo da Lucy um vale ou apenas uma planície. Esse vale, essa planície, foi depois coberta de cinza e pedra lançada pelo vulcão que deu origem à atual cratera de Ngorongoro. Outros dois vulcões ajudaram à festa. O vale aí desapareceu e passou a ser apenas parte da planície circundante.
  
Com os tempos formou-se um rio que começou a arrastar essa cinza e pedra de modo a formar o vale que de novo podemos ver. E foi essa sequência de cinza e rio que preservou e depois destapou a ossada da Lucy para que nós hoje possamos ficar deslumbrados com coisas que nos apontam para o de onde nós viemos.
  
 
Teve o destino a consideração de deixar para trás uma formação de pedra e cinza no meio da Garganta. Nesse monumento geológico podem observar-se as 4 ou 5 camadas de pedra e cinza deixadas pela atividade dos 3 vulcões ao longo das eternidades. Essa curiosidade permitiu a reconstrução dos acontecimentos geológicos. Os carreiros que se observam nas vertentes são formados pelos rebanhos dos Maasai que são permitidos pastorear ali.
 

O guia local que nos coube, um homem de meia idade, um homem que exalava calma e segurança, um homem que transpirava conhecimentos, apontou para a baixada no canto superior direito da foto acima como o local onde a ossada foi econtrada. Disse-nos, com toda a naturalidade, num Inglês impecável - foi daqui que a humanidade saiu. E agora vocês regressaram ao local de onde todo nós partimos. Foi a sensação com que de lá saímos naquele dia.
 
Soubemos depois que este homem é um dos pesquisadores no local. Professor de Antropologia na Universidade de Dar Es Salaam.
 
Este homem acolheu-nos e deixou-nos partir com uma mensagem muito linda - Karibu sana! Sejam benvindos!

No comments:

Post a Comment