Wednesday, August 24, 2011

Criatividade

A criatividade é um termo, é um conceito, que tem dado origem a imensas palestras, workshops, livros e revistas, e dado muito que fazer a especialistas e consultores. É um conceito que todos querem dominar. As empresas querem mais criatividade da parte do empregados para fazerem aumentar os lucros. Os empregados querem ter mais criatividade para serem mais competitivos nos seus postos de trabalho, serem promovidos e ganharem mais dinheiro. E os países querem que haja mais criatividade para que o país seja mais competitivo nos mercados globais, esses que exigem de todos cada vez mais sem, aparentemente, nos retribuirem com algo tangível do que nos prometeram.

Temos até os nossos governantes a apelar para a criatividade porque aí é que está o futuro.

E com tudo isto eu concordo plenamente.

Mas para que possamos atingir essa tal maior criatividade, temos de saber o que é que queremos atingir. Será a criatividade ter mais ideias? Mais ideias geniais? Mais soluções para problemas com que nos deparamos? Penso que sim. É tudo isso. Mas como se obtém criatividade, ou até mais criatividade?

Aí é que a coisa pia mais fino! É aí que entram os tais especialistas, os congressos e os workshops tentando dar-nos soluções, formulas e procedimentos que desenvolvem, ou até geram, essa tão desejada criatividade. E de certo modo, algumas dessas formulas e procedimentos ajudam, mas não é só.

No fundo no fundo, a criatividade é partilha, é participação, é troca de ideias, é um modo de pensar como "... e se fizessemos mais assim para melhorar..." em vez do tradicional " ... nem penses, que isso, está mais que sabido, não funciona..." (eu acho piada, mas mesmo muita, a esse está mais que sabido...). Criatividade é sair do "eu é que sei" abrindo a mente e o peito. A criatividade é osmose, e osmose é, por assim dizer, um processo difuso em que a proximidade e a presença de dois meios (líquidos, gasosos) se misturam criando um outro meio diferente.

A criatividade é uma simbiose que acontece quando mentes se juntam e partilham ideias sem negativismos, sem agendas escondidas, e sempre com um "... e se nós adicionarmos isto em vez daquilo?..." na ponta da língua. É o que resulta quando duas ou mais pessoas interagem de modo a que a idea de uma contribui para a ideia da/s outra/s e estas, por sua vez, chegam a uma outra ideia que altera ou melhora a que apareceu de início, num remoinho sem fim que por todos é aceite e que a todos beneficia.

A criatividade é isso. Vem dessa entrega de saberes sem egoísmos. Não há segredos nem fórmulas sobre a criatividade como alguns pretendem que seja...

Cabe a todos nós, às empresas e aos governantes proporcionar esse ambiente de partilha necessário para que a criatividade aconteça. A criatividade não responde a chamamentos vindos de pulpitos nem a apelos bombásticos ou autoritários.

1 comment:

  1. Completamente deacuerdo, la creatividad ni se compra ni se vende,simplemente se intercambia y se transforma.....

    ReplyDelete