Monday, August 24, 2015

A crise financeira

Há um ponto forte, embora também fraco, no sistema financeiro internacional. Chama-se o “credor de último recurso”. Este credor é o que no fim de contas paga pelas asneiras do sistema financeiro. Porque asneiras, são o que fazem as crises.
 
Quando um banco privado se torna insolvente há sempre um banco nacional central que injeta dinheiro. Mas este não é o credor de último recurso.
 
Quando um banco nacional não tem mais dinheiro há sempre sistemas bancários supranacionais (BCE, BM, FMI) que emprestam dinheiro para tapar os buracos no balancete. Mas estes também não são os credores de último recurso.
 
Quando os empréstimos supranacionais têm de ser pagos, então os bancos nacionais, através dos seus respetivos governos, põem em ação os “credores de último recurso”. E estes são os contribuintes que não têm outra alternativa senão pagar pelas asneiras dos outros.
 
Enquanto os contribuintes continuarem a ser os “credores indefesos de último recurso” não veremos o fim desta charada… chamemos-lhe o que quisermos… mas tipicamente esta charada é pomposamente chamada de sistema financeiro internacional.

No comments:

Post a Comment